Sua indústria investe no Marketing digital?
O marketing tradicional entre indústrias, que era realizado por meio do vendedor representante que ia mostrar seus produtos, não é mais suficiente atualmente.
O novo cenário proporcionado pela internet, fez com que as empresas pensassem em estratégias para o digital, sendo o marketing digital uma ótima solução para atrair novos clientes, estabelecer relacionamentos e aumentar a visibilidade, seja em sites, redes sociais, blogs, entre outros.
Neste blog post, você irá saber sobre o que é o marketing digital para indústrias e como ele pode ser aplicado.
O que é o marketing digital para indústrias?
No ramo industrial, o marketing digital é pensado não somente com o objetivo de atrair outras empresas, mas também construir relacionamentos sólidos e relações de confiança. Mais do que vender o produto/serviço, é preciso garantir que os contratos sejam mantidos por um longo prazo.
Resumindo, podemos definir que o marketing digital para indústria visa atrair novos negócios, por meio da construção de relacionamentos e da geração de valor da marca.
Veja alguns pontos fundamentais que elencamos para sua indústria obter sucesso no marketing digital.
Defina a persona
A persona é um personagem fictício que representa o cliente ideal. Ela é formulada a partir de características reais, como idade, profissão, desejos e necessidades. Para defini-la, você pode utilizar a base de clientes que você já possui, identificando características em comum.
Definindo uma persona, os conteúdos e mensagens serão produzidos de forma mais assertiva e mais certeza de que com um público específico, haverá a aquisição de novos clientes.
Marque presença na redes sociais
A partir da definição do público, invista nas redes sociais que ele tem mais preferência! Por serem local de pesquisa de informações, de compra e meio de comunicação, é indispensável que sua indústria marque presença.
No Facebook, é possível criar uma página e postar conteúdos que falem sobre a empresa, mostrando quais são seus valores. O Messenger, aplicativo de mensagem, permite um contato mais próximo com o consumidor.
O Instagram, com recursos de vídeos, marcações de locais, stories e personalização dos posts, permite o compartilhamento dos produtos de forma profissional, além de dicas e notícias sobre assuntos relacionados ao ramo de atuação da indústria.
Tenha um Site
Ter um site institucional é essencial, principalmente quando a relação de venda é entre duas indústrias. Como é um especialista vendendo para o outro, os processos são mais longos, pois envolvem questões jurídicas, financeiras e administrativas.
Portanto, ter um site institucional que contenha a história da empresa, seus valores, produtos e suas descrições, contribuem para o aumento da credibilidade. É importante pensar não somente no conteúdo, mas também em sua usabilidade, como layout intuitivo e responsivo para mobiles.
Invista no E-commerce
São muitas as vantagens de se de ter um canal de venda online para indústria. Vamos elencar 2 principais:
Coleta de dados do público alvo
Com ferramentas de coleta de dados, como o Google Analytics, é possível: identificar quantas compras foram feitas; os produtos mais vendidos; quantas pessoas acessaram a sua página; quanto tempo permanecem em seu site; quantas visitas foram feitas até a compra do produto.
Independência
Ao ter um e-commerce, sua indústria pode estipular os prazos de entrega, quais produtos irá vender, não dependendo de um canal de vendas varejista. Além disso, se o consumidor tiver algum problema com seu produto, poderá entrar em contato diretamente com você, o que gera maior proximidade e credibilidade da indústria.
Marketing de conteúdo
Dentro do marketing digital, o marketing de conteúdo é uma das estratégias mais importantes. Ele consiste em produzir conteúdo/mensagens que sejam relevantes e úteis para um atual ou futuro cliente.
Dentro dessa estratégia, são necessárias algumas técnicas. O SEO, uma técnica especializada na utilização de palavras chave (termos específicos), que irão ranquear melhor o posicionamento do site, blog ou e-commerce no Google, é indispensável ao se pensar em marketing digital para indústrias.
Com a combinação de um bom uso do SEO, layout intuitivo e linguagem adequada, é certeza de que sua presença online será extremamente relevante.