Como produzir conteúdo online relevante e personalizado?

Conteúdo online relevante

Você já deve ter percebido que as marcas investem na produção de conteúdo online relevante, para ganhar maior visibilidade e fidelizar clientes. No entanto, não é uma tarefa fácil e exige bastante planejamento.

Com a grande quantidade de produção de conteúdo online, é necessário estratégias para fazer com que o texto/post tenha destaque. Se a sua empresa não sabe como investir na produção de conteúdo online, vamos te ajudar nessa tarefa.

Criando conteúdo relevante e personalizado

Para se destacar no mundo online, seja no Facebook, Instagram, blogs ou sites, é preciso se atentar a algumas dicas. Vamos conhecer?

Qual o seu público?

Você acha interessante ler sobre assuntos que não gosta? Seu público também não! Por isso é importante pesquisar qual o perfil do seu público, suas necessidades e preferências.

O ideal é saber a faixa etária, escolaridade, perfil familiar, estado civil e assuntos que despertam interesse. Saber também qual a “dor” de seu público, irá lhe ajudar a produzir conteúdo online relevantes e assertivos.

Pesquisas de opinião e  jornada do usuário são ferramentas que podem auxiliar na identificação do público.

 Defina os objetivos

Como o perfil do público já foi traçado, é hora de pensar no objetivo. Vender mais? Interação? Visibilidade? Além de saber onde quer chegar, é o momento de definir as métricas para acompanhar os resultados.

Defina um objetivo claro e assertivo, pois ele que irá guiar a produção de conteúdo.

Análise da concorrência

Vai escrever sobre algum tópico específico? Pesquise o que está sendo falado, principalmente na primeira página do Google! É importante se diferenciar, pois se você utilizar o mesmo raciocínio dos sites mais bem ranqueados, como irão acessar o seu?

Nas redes sociais, procure o que já foi feito, para não produzir o “mais do mesmo”.

Aposte em canais online diferenciados

Não é porque as redes sociais são a tendência do momento que você deve investir somente nelas. Blogs e podcasts também são ótimas opções para se produzir conteúdo. O ideal é entender como seu público gosta de se informar.

Use a linguagem correta

Já descobriu qual canal seu público mais utiliza? Então é o momento de pensar qual a linguagem mais adequada. Um escritório de advocacia pode utilizar termos específicos com profissionais da área, mas com o público geral precisa fazer adaptações. Assim como, o cuidado na hora de adaptar seu conteúdo nos canais é fundamental. Um post do Instagram, por exemplo, não serve como texto para blog.

Invista em layouts e imagens atrativas

Textos longos não prendem a atenção do leitor. Em blogs, aposte em parágrafos curtos e coloque imagens para ilustrar o tema. Nas redes sociais, invista em imagens com palavras chaves curtas e criativas, além de descrições atrativas e relacionadas com imagem do post.

Analise os dados e meça os resultados

A coleta de dados é importante para identificar o tempo médio de visualização, horários de tráfego, conteúdos mais acessados, entre outros. A vantagem de realizar essa prática é que permite a criação de gráficos, tabelas e infográficos, contribuindo para uma melhor compreensão do que foi efetivo e o que precisa melhorar.

Fazer relatórios a partir das métricas, permite a compreensão do desempenho do conteúdo. O Google Analytics é uma excelente opção para um relatório detalhado sobre o desempenho das redes sociais e dos blogs.

Se você curtiu nossas dicas, acesse nosso site para conhecer mais sobre a gente e ficar por dentro do mundo do marketing digital.

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